Postagens Recentes

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Fundamentos da Orientação a Objetos



Olá pessoal, hoje vou falar sobre os fundamentos básicos da Orientação a Objetos.

O que é necessário para uma linguagem ser considerada orientada a objetos?

Bom, para uma linguagem ser considerada orientada a objetos ela necessita implanta pelo menos quatro princípios básicos da orientação a objetos:



  1. Abstração: Faz-se uso deste conceito ao abstrair as coisas do mundo real e pegar somente o que for relevante para a classe. Por exemplo, se eu quisesse fazer uma aplicação para manipular e armazenar dados de um aluno, eu deveria pegar os dados que permita-me identificar um aluno como: Nome, Curso, Turma e HorarioAula. Estes são chamados atributos. Muito falaremos de “atributos”, como sendo partes de classes. Um aluno tem muitas características, porém só nos interessa pegar o que nos for relevante para nossa aplicação.
  2. EncapsulamentoÉ a capacidade de "ocultar" detalhes de implementação. objetivo principal do Encapsulamento é tornar o objeto independente da sua implementação interna, para isso, a implementação das propriedades e métodos da classe são "ocultadas". Desta forma, quem for utilizar nossa classe não precise conhecer sua implementação, apenas a interface do objeto para poder utilizá-la.
  3. Herança: É capacidade herdar atributos, métodos e comportamentos de outra classe.
  4. Polimorfismo: É a possibilidade de um objeto assumir várias formas, ou seja, o(s) método(s) desse objeto pode(m) assumir várias formas.
Esses são, digamos assim, os pilares da POO.
Muito em breve estarei demonstrando na pática como isso tudo funciona.

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida deixem seus comentários.

Atualizações - Gratis



Smiley :)
:D
:)
:[
;)
:D
:O
(6)
(A)
:'(
:|
:o)
8)
(K)
(M)

Nenhum comentário:

Postar um comentário